segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Cuidar dos Mais Velhos

Boa noite caros bloggers.
Como a maioria de vocês deve ter conhecimento, esta semana foi encontrado um cadáver de uma senhora idosa que supostamente esteve 8 anos morta no apartamento sem ninguém dar por isso.
Realmente é uma barbaridade isto acontecer. Se fosse, possivelmente, uma senhora sem família que estivesse a morar numa casa sozinha, numa aldeia remota no meio do nada, poderia ser compreensivel, agora a senhora tinha família e morava num apartamento em Rio de Mouro.
Claro que agora ninguém tem culpa, pois no nosso pais a culpa morre sempre solteira.
O que mais me impressiona é a família desta senhora que em 8 anos de certa forma "cagou-se" para assunto.

Já está mais do que na altura de haver uma reorganização da assistência aos idosos, e de o Estado começar a ter condições para cuidar das pessoas que passaram uma vida a descontar para o seu país e a trabalharem para a sua comunidade. É certo que o Estado também não pode pensar em tudo, porém acho que num país cada vez mais envelhecido, as pessoas idosas do nosso país merecem muito mais respeito.
Antigamente e ainda hoje em algumas culturas, as pessoas mais velhas tinham o respeito da sociedade e esta criava as condições necessárias para que os seus "anciãos" pudessem viver da melhor forma os últimos anos das suas vidas.
Porém, neste mundo cada vez mais virado ao contrário em que a maioria das pessoas só se preocupa com o seu umbigo, as pessoas idosas são postas de parte da sociedade, muitas vezes uma sociedade que ajudaram a construir e a evoluir através do seu trabalho, através da educação dos seus filhos, através da simpatia para com os outros, através das suas boas acções ou até mesmo através das suas lutas. É tempo de criar as condições necessárias para que os nossos idosos possam viver os últimos anos das suas vidas com melhor saúde, melhor assistência, melhor convívio e com muito mais alegria, pois não se sabe o quanto a sua contribuição foi importante para o nosso pais crescer e sobreviver.

Uma sociedade que não respeita os mais velhos, não respeita também os mais novos pois estes vão ser os velhos do futuro.

Uma boa noite a todos.